O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O Brasil possui 1,7 milhões de jovens fora da escola. 52% deles desistem da vida acadêmica antes de completar o ensino fundamental. As razões são muitas, como violência e tráfico, gravidez precoce e trabalho
No panorama atual, o ensino público parece não está sendo prioridade do governo, fazendo que jovens e crianças que dependem da escola pública sejam deixadas para trás em relação a jovens que possuem condições para terem um ensino privado. A falta de estrutura, como inclusão de esportes, arte e cultura para acender o interesse do jovem em ir ao colégio, a desvalorização dos professores que por não receberem deixa de ir trabalhar, ou até a falta de vagas são algumas das causas para o desinteresse do jovem em estudar. Também um dos motivos da desistência de jovens da educação seja a alta cobrança em relações a notas, já que hoje em dia com os vestibulares, as escolas focam mais em aprovações do que em fazer os seus alunos desenvolverem talentos que uma prova não mostra, como a dança por exemplo. E essa exigência por nota é frustrante quando algumas provas de concursos como o Enem não condizem com o ensino dado nos colégios do governo.
Em consequência, temos o aumento de jovens no mundo do crime, pois, para ele parece mais fácil e mais atraente, e acabam morrendo ou sendo presos, temos jovens preferindo trabalhar em empregos que não precisam de muita qualificação e se prejudicando futuramente, pois não terão como subir na vida por falta de oportunidades. Com isso, talvez o país esteja perdendo futuros cientistas, talentos, que possivelmente contribuiria para um Brasil melhor no futuro.
Com a implementação da Base Nacional Comum curricular e a prática dela, teremos uma maior igualdade de oportunidades entre todos os jovens brasileiros sem restrição de classes. Contanto, para que haja uma maior inclusão de jovens e crianças de baixa renda nas escolas, o Ministério da Educação (MEC) juntamente com as Secretarias de Educação de estados e municípios devem incentivar que os pais acompanhem seus filhos na vida escolar dando-lhes melhorias nos programas assistencialistas como bolsa família, o MEC deve implementar nas escolas atividades extracurriculares como vôlei, futebol, dança, artes, para despertar um maior interesse do aluno, a mídia deve incentivar através de campanhas publicitárias que o dever da família é educar seus filhos para que haja uma melhor relação com seus professores e mostrar que o papel educacional dos professores é de faze-los entenderem o mundo intelectualmente e não de educa-los como filhos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!