O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A prática da automedicação no Brasil.


A série "Doutor House" aborda como o simples ato de tomar um analgésico, por conta própria, pode prejudicar o paciente causando o agravamento da doença. Contudo, por mais que o assunto seja discutido ainda é comum a prática da automedicação no Brasil. Nesse contexto, é necessário analisar como a falta de informação e o contexto histórico agravam o problema.
A falta de informação é um dos principais responsáveis pela prática da automedicação no país. Isso ocorre porque grande parte da população não recebe instruções adequadas para aprender que, o abuso de substâncias perturba o funcionamento do organismo facilitando, assim, a hipersensibilidade do corpo. Por exemplo, de acordo com o Instituto de Pesquisa Hibou somente 8% dos entrevistados nunca tomaram remédios por conta própria em um episódio de dor. Consequentemente, o que mais causa mortes por intoxicação são medicamentos.
Além disso, nota-se que o contexto histórico cultural também contribui para o impasse. Com o início da globalização, em 1970, a indústria farmacêutica cresceu significativamente o que proporcionou uma grande abertura comercial para remédios. Dessa forma, os medicamentos passaram a ser comprados por indicações de amigos, matérias em revistas ou internet. Sendo assim, um grande problema adquirido do fato foi a seleção de bactérias mais resistentes.
Portanto, são necessárias medidas para a diminuição da prática da automedicação. Inicialmente, o Ministério da Saúde, em parceria com empresas de marketing, deve elaborar propagandas em outdoors e na televisão por meio da utilização de figuras públicas, visando a disseminação de informações sobre o assunto - haja visto que, a transmissão de conhecimento é o meio mais eficaz para orientar a população. Somando-se a isso, o MEC precisa estabelecer aulas de sociologia e filosofia para debater assuntos e práticas que estão enraizadas na sociedade, com o objetivo de alcançar a conscientização desde cedo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!