O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Segundo o filósofo Jean Jacques Rosseau o ser humano nasce livre, mas se encontra a todo o momento acorrentado. Nesse sentido, é perceptível que na conjuntura vigente tal pensamento possui forte relação com os meios de comunicação em massa, visto que tais possuem relevante poder de influência no corpo social, controlando não apenas o pensamento populacional, mas também despertando o desejo de consumo.
Com isso, tal influência foi evidenciada em vários períodos históricos. Um desses momentos, foi a Era Vargas no Brasil, na qual foi criado o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, que tinha o objetivo de criar uma imagem positiva em relação ao governo, controlando como as pessoas enxergavam a conjuntura politica do país. Assim, faz-se valer o determinismo, corrente filosófica que na literatura significa que o meio determina o homem, sendo tal meio nos dias atuais tal meio são os suportes de campanhas publicitárias.
Além disso, a mídia contribui diretamente para manutenção do capitalismo, instigando o consumo exacerbado. Dessa forma, tal rede impõe as vestimentas da estação, o corpo ideal e o estilo de vida a ser seguido, fazendo com o que o espectador seja compelido a comprar novas roupas, produtos estéticos e entre outras mercadorias que nem sempre são necessárias. Ademais, há o consumo infantil que é estimulado ao se associar os produtos com personagens animados, musicas e embalagens chamativas, com isso, as crianças são responsáveis pela maioria do consumo de uma família, segundo a Recicloteca.
Torna-se evidente, portanto, que o papel da mídia deve ser revisado. Logo, urge ao Ministério da Educação promover a formação do senso crítico nos estudantes através de documentários que mostrem a manipulação por trás do que aparece em tais meios, para que a criança á chegar à fase adulta saiba diferenciar o que é coerente ou não. Além disto, cabe ao Governo e a população, uma maior fiscalização com o intuito de limitar informações com teor persuasivo, para que tais notícias não interfiram na criação de uma opinião própria principalmente nas crianças, que ainda estão em formação sendo consideradas maleáveis.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!