O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A "doença do século" é um termo empregado às mazelas que atingem grande parte de uma população em um determinado período. A peste rubônica e a tuberculose, por exemplo, são doenças que já preocuparam muitos cidadãos e conquistaram tal título. Entretando, não são apenas epidemias virais e bacterianas que se consagram nessa conjuntura, uma vez que, atualmente, a saúde mental de grande parte dos indivíduos é afligida pela depressão, tornando-a o mal do século XXI.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que ate 2020 a depressão seja a segunda maior questão de saúde pública no Brasil, o que evidencia, dessa maneira, os transtornos psíquicos que a população está vivendo. Mudanças bruscas na rotina, como a perda de emprego ou a perde de um ente querido, somados a fatores socioeconômicos e ao estresse, são as principais causas que levam uma pessoa a sentir-se deprimida, ansiosa e incapaz. Sendo assim, diferente do que muitos acreditam, a depressão não é apenas um termo pejorativo a quem está se sentindo triste, mas sim uma enfermidade complexa que envolve todos nossos estímulos nervosos e reflete, assim, no nosso bem estar e na nossa qualidade de vida.
Nessa ótica, cabe salientar a frase "o homem é o lobo do homem", em que Hobbes afirma que nós somos nosso próprio inimigo. Posto isso, fica evidente que a nossa alma e a nossa mente tornam-se nossas "inimigas" quando somos submetidos a situações imprevisíveis e, devido a isso, nos tornamos vítimas de nós mesmos e, por fim, somos diagnosticados com depressão.
Em vista dos argumentos apresentados, é indiscutível que a depressão é extremamente prejudicial à população brasileira. Logo, é dever do Estado tomar medidas enérgicas que previnam essa mazela, uma vez que o custo será severamente menor para o governo ao prevenir tal doença, a tratar todos os futuros diagnosticados. Portanto, cabe ao MEC a criação do projeto "Objetivando a Felicidade", que visa instituir uma cadeira obrigatória em universidades e escolas que funciona como grupo de teoria, a fim de que, dessa maneira, essa instituição possa filtrar quem tem tendência à depressão e, assim, encaminhar o indivíduo a consultas psiquiátricas que serão subsidiadas pelo governo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!