O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Os problemas decorrentes da obesidade para o individuo e para o estado.

Segundo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada com um "organismo vivo" por apresentar mecanismos funcionais integrados .Contudo, hodiernamente, no Brasil, a maioria das pessoas se alimentam de forma errada e são sedentárias e, infelizmente, atitudes como essas catalisam a incidência de patologias sociais, como a obesidade, e acarretam prejuízos tanto para o indivíduo quanto para o estado. Destarte, a integração do organismo biológico não é realizado, devido, certamente, à falta de ensino em boa parte das escolas sobre educação alimentar e à carência de políticas públicas no âmbito da saúde que combatam o sedentarismo.
É inquestionável que a questão educacional ,na sociedade atual, tem enorme influência na causa do problema. Segundo Immanuel Kant, o ser humano, no meio social, é aquilo que a educação faz dele. Entretanto, no Brasil, a realidade não condiz com o discurso do filósofo, haja vista que não apenas o ensino fundamental, mas também o médio não possuem uma estrutura acadêmica completa para atender algumas necessidades dos alunos, como o ensino teórico que incentive a prática de atividades físicas e a alimentação regrada e saudável. Com isso, boa parte dos alunos tornam-se sedentários e , consequentemente, são afetados por doenças cardíacas, pressão alta,diabetes, problemas respiratórios, dentre outras causadas pela obesidade.
Outrossim, aliado a essa situação está o governo e sua insuficiência em devidas políticas públicas que atuem no combate à essa adversidade. Segundo Aristóteles, o governo deve utilizar da política de modo que, por meio da Justiça, a sociedade alcance o equilíbrio. Porém esse equilíbrio não é constatado na prática no país, visto que os postos de saúde não realizam trabalhos voltados ao público sedentário e nem possuem profissionais capacitados para fiscalizar as residências dos municípios e orientar os cidadãos a se alimentarem de forma saudável, afim de ,por meio dessa medida profilática, diminuir os prejuízos do estado com tratamento de doenças que podem ser evitadas.
Para tanto, o Poder Público deve, com o propósito de melhorar a saúde pública do país, promover a capacitação dos profissionais fiscais de residências, por meio de cursos com nutricionistas, de modo que estes sejam habilitados para orientar os cidadãos sobre, por exemplo, a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas diárias, e assim combater o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade, para que ,futuramente, o governo não tenha tantos gastos ,com doenças que podem ser evitadas, na saúde pública. Além disso, as escola devem, com o intuito de ensinar os alunos a se alimentarem de forma correta e se exercitarem, criar simpósios e materias acadêmicos para os alunos e seus pais que discursem sobre os problemas a obesidade para o individuo e como combate-lo. Assim, o efeito social esperado é que, baseado no que considerava Durkheim, o "organismo social" seja "saudável" e não sofra mais dessa patologia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!