O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A ética é um valor ensinado desde a antiguidade. A exemplo temos a filosofia que ajuda na compreensão desses valores. Entretanto nem sempre é utilizada na sociedade, principalmente no que diz respeito a expor e aceitar o pluralismo de ideias que tem-se na atualidade. Tendo em vista isso priorizar a educação é um dos meios mais eficazes para que se tenha uma sociedade com princípios éticos e uma mídia que imparcial.
Nesse sentido, é notório que ao longo da história muitos fatos ocorridos foram distorcidos pela mídia. Notadamente isto aconteceu no debate político entre os candidatos a presidência Luís Inácio e Fernando Collor. O debate teve partes transmitidas novamente no jornal nacional que por sua vez, não foi imparcial e fez uma edição que prejudicou Lula. Assim pode ser observado o quanto a falta de ética pode distorcer a qualidade informativa e afetar a muitos que usam a televisão como único meio de informação.
Ademais além da influência da mídia televisiva, a internet também é utilizada como informe e exposição. Segundo o IBGE há 116 milhões de brasileiros conectados. Com isso as pessoas podem exibir suas opiniões e usar outras como referências ideológicas, mas é indispensável o uso da ética, pois a realidade sempre deve ser mostrada com clareza e por completo.
Contudo para que a sociedade esteja bem informada, use a ética verdadeiramente e mantenha o respeito pelo pluralismo atual é necessário que o governo invista cada vez mais na educação priorizando o ensino de disciplinas que além de alfabetizar transmitam conhecimento de mundo. Todavia, já dizia o filosofo e escritor Seneca "A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!