O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Educação Sexista na Sociedade Brasileira
A Magna Carta Brasileira, de 1988, garante direito à vida,à igualdade e à liberdade. Todavia, a prática deturpa a teoria, uma vez que, apesar dos muitos direitos conquistados,o gênero feminino sofre diariamente preconceito, no qual são colocadas à um nível inferior aos homens em quaisquer função exercida tanto no âmbito doméstico quanto no profissional e até mesmo sendo banalizadas ao não seguir um certo tipo de estereótipo.
É válido ressaltar que essa sujeição é proveniente de uma cultura patriarcal instituída na sociedade,no qual perpetuam até os dias atuais. Nesse contexto,é possível observar no livro "Triste fim de Policarpo Quaresma", de 1911, as delimitações das mulheres nessa época, na qual consistiam em servir a um marido,casar-se e cuidar da casa.Mesmo com a expansão dos direitos das mulheres e sua teórica igualdade social adquirida ao longo dos anos,a atuação desses costumes são desempenhadas por muitos cidadãos.
A fuga desse padrão gera espanto, devido a cultura ensinada de geração em geração e a falta de diálogo sobre,muitos usam esse motivo como "desculpa" para permitir que esse ciclo persista.Sendo assim, não é de se estranhar que, mesmo após os avanços do pós-guerra, mulheres continuam sendo alvos da desigualdade, cujo reflexo, no caso brasileiro pode ser percebido na diferença salarial, segundo dados do IBGE no ano de 2014, ainda era de 30%.
Em suma,torna-se evidente,portanto, um grande impasse mediante a situação contemporânea da trivialização das mulheres. Cabe ao Ministério da Educação proporcionar campanhas educativas e palestras nas escolas sobre o desequilíbrio existente na sociedade, com intuito de iniciar essa discussão nos jovens e conseguir mais visibilidade para essa questão. Ademais,cabe à própria população expandir a mente e aceitar que essa cultura é retrógrada e não traz consigo benefício algum a fim de mudar esse conceito inapropriado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!