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A educação, constitucionalmente, é de acesso universal. Além disso, o sistema educacional deve garantir a permanência e formação de todos, independentemente da condição física, racial e socio-econômica. Nesse contexto, dois desafios se interpões na formação educacional dos surdos no Brasil: desigualdade de distribuição dos intérpretes e dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

Paulo Freire postulou que a educação deve ser instrumento de emancipação do cidadão, para prepara-lo a exercer a sua liberdade ante às opressões do ?establishment?. O Brasil, a partir da segunda metade do século XX, vem executando várias políticas inclusivas, dentre elas: adoção da Língua Brasileira de Sinais como língua oficial e a ampliação da oferta de cursos de educação especial. Essa política levou o Brasil a ser um dos cinco países com mais intérpretes per capta, segundo a UNESCO. Só que esses profissionais estão mal distribuídos: enquanto sul e sudeste concentram mais da metade dos intérpretes, norte e centro-oeste sofrem com a carência deles.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o trabalho também é um ambiente educacional, e aí se concentra outro desafio: a inclusão dos surdos no mercado de trabalho. O Governo Lula instituiu uma lei de incentivos fiscais para empresas contratarem deficientes, mas isso é incipiente. Segundo levantamento do Ministério Público do Trabalho, falta de infraestrutura, acessibilidade e estigma cultural são empecilhos alegados pelas empresas para a contratação.

Desse modo, faz-se necessário o incentivo do governo pela interiorização da oferta de emprego para profissionais intérpretes através da construção de escolas exclusivas nas regiões demandadas. Soma-se a isso a obrigatoriedade por lei, pelo Congresso Nacional, da contratação de profissionais surdos, juntamente com a atenção aos meios de acessibilidade e promoção de cursos para acolhimento e LIBRAS para o restante dos funcionários.
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