O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A instituição escolar é, sobretudo, um local dedicado exclusivamente à educação dos jovens. Porém, a cada dia tem se tornado, também, palco de intolerância e violência. Diante disso, convém a discussão sobre o possível incentivador de atos agressivos nesse ambiente e como a escola pode contribuir para a gênese da questão.
Em primeiro plano, é válido destacar de que forma esse tipo de violência se propaga em um meio tão distinto à sua existência. Hoje, a questão do uso do celular é uma das polêmicas, em relação a isso. O uso do aparelho é um dos principais disseminadores dos atos agressivos dentro de sala. Apesar da proibição, por lei, do uso desses dispositivos durante as aulas, a presença exagerada dessa tecnologia no colégio pode ser um agravador dos atos violentos, fazendo com que o problema persista.
Outro fator determinante para a violência nas escolas é o sentimento de insegurança que o estudante pode desenvolver nesse cenário. Identificar-se com os professores, se sentir amparado e manter boas relações com os colegas é fundamental para que isso não aconteça. Muitas vezes, o distanciamento criado entre aquele que dá aula e o que a vê pode alimentar uma agressividade. Somado a isso, existe a ideia de concorrência criada entre os estudantes, investimento de muitos colégios. Com isso, são inúmeros os casos, hoje, de acadêmicos que agridem seus mestres, colegas e até destroem o ambiente escolar, o que pode ser reflexo direto dessa falta de proximidade entre o estudante e o ambiente em que esta inserido.
Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para minimizar ou até resolver a problemática. Dessa forma, é válido que a escola realize uma reunião, com pais e alunos, para redefinir as regras do uso do celular em sala de aula, visando que essa tecnologia deixe de ser utilizada como incentivadora de violência. Além disso, é fundamental a orientação da família, instituições e dos próprios estudantes, por especialistas em psicologia escolar. A psicopedagogia pode ser utilizada para que os acadêmicos se sintam à vontade com o diálogo, com a construção de relações de empatia para com seus colegas e com o ambiente em que passam a maior parte da semana. Só assim, revendo regras e debatendo ideias, será possível fazer do colégio um verdadeiro aprendizado para a vida em sociedade, e não um propagador de atitudes violentas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!