O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A mobilidade urbana no Brasil vem sofrendo , na últimas décadas , grandes transformações que reduziram ainda mais a eficácia e aumentaram a desigualdade no uso do espaço público. Nesse sentido, é um dos temais mais discutidos na atualidade e tal discussão se deve ao fato do poder público priorizar o automóvel em detrimento de outros meios de locomoção , gerando uma mobilidade excludente, com altos índices de insegurança, poluição ambiental e congestionamento nas cidades.
Primeiramente, o Brasil desde a década de 1960 vem incentivando e financiando o projeto automobilístico , essa realidade refere-se ao fato da histórica cultura da necessidade do automóvel, no qual o uso desse meio de transporte é priorizado , aumentando a poluição das grandes cidades e o congestionamento. Além disso, o Estado recebe dinheiro do pagamento dos impostos , como o IPVA , entre outros e com isso se sente na obrigação de ajudar o setor nos momentos de dificuldades , exemplo disso, é a sociedade pagar uma parte dos salários de empregados da indústria automobilística multinacional para evitar demissões .
Por conseguinte, a maioria das cidades do Brasil não tem calçadas adequadas, e em alguns casos, não existem, o que dificulta a locomoção dos pedestres. Em relação as bicicletas e as motos é preciso dar atenção especial à segurança dos ciclistas e motociclistas , dada sua vulnerabilidade em circular em meio a veículos de grande porte, aumentando o risco permanente a eles. No que tange ao transporte coletivo, o principal desafio é garantir a qualidade do serviço e aumentar a quantidade de ônibus principalmente nas horas de pico para reduzir o excesso de lotação. Ademais, o tratamento preferencial nas vias públicas ao ônibus é primordial para minimizar os efeitos do trânsito caótico .
Portanto, para que se resolva ou pelo menos se amenize o problema, o governo precisa revisar a política de apoio irrestrito ao uso do automóvel acabando coma ajuda a essas grandes empresas e esse dinheiro empregar na construção de calçadas, vias específicas para ciclistas e motociclistas , como também aumentar a frota de ônibus 0000A sociedade exigir dos gestores públicos uma revisão da política nacional de mobilidade urbana com o objetivo de criar restrições ao uso inadequado ou indesejado do automóvel.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!