O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O panorama da descrença no sistema político
Corrupção, estigma do político ladrão, meios de comunicação de massa, sensação de que nenhum político é honesto são alguns dos fatores que causam o aumento da descrença no sistema de administração brasileiro. Algumas pessoas buscam distanciamento da política porque não vêem nela algo que realmente vá construir uma sociedade melhor. Convém então analisarmos as principais causas e consequências desse problema.
Além das questões relacionadas aos políticos, devemos focar nos problemas inerentes ao sistema. Isso porque com o advento dos grandes meios de comunicação e da internet redes sociais é natural que tem aumentado a consciência crítica dos brasileiros em relação à política. Embora sob um viés esse fato seja positivo porque afinal poderíamos em tese escolher melhor nossos governantes, a atual realidade produz um choque entre aquilo que é real e aquilo que um dia idealizamos, como foi preconizado pelo inglês Thomas More em sua obra Utopia. Ciente de que uma sociedade perfeita está cada vez mais distante, o brasileiro mergulha em uma poça de ceticismo.
Outro fator a ser observado é que a descrença existe não só por crises políticas mas também por crise de representatividade. Atualmente, apesar da aparente diversidade de candidatos e partidos, na prática, muitos grupos não se sentem de fato representados. Isso faz com que haja um abismo, um distanciamento entre eleitorado e aqueles que deveriam representá-los, trazendo uma série de frustrações e a sensação de que em longo prazo, não haverá soluções.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar ou solucionar o problema. A educação política não só na escola, como também na mídia, é um bom começo para o crescimento da consciência política por isso, é importante permitir que a criança e o jovem consiga selecionar igredientes para tomar uma posição, buscando os ideais de liberdade, igualdade, equidade e justiça, característica de uma democracia, bem como facilitar o acesso à informação de modo construtivo e não deletório. somado a isso O Poder Legislativo deve criar leis mais eficazes para punir políticos corruptos a fim de diminuir casos de tráfico de influências, nepotismo, abuso de poder e que o Poder Judiciário consiga apurar e julgar as denúncias. Assim, construiremos um Brasil mais democrático.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!