O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A escola de magia de Hogwarts é cenário importante nos livros da série "Harry Potter", escrita por J. K. Rowling, e é um local onde os professores têm muito prestígio e respeito, são considerados grandes bruxos. Entretanto, nas escolas brasileiras, a realidade é diferente: professores são desvalorizados diariamente nas salas de aula, nos círculos sociais e nas folhas de pagamento. A partir desse contexto, há dois importantes fatores que devem ser considerados: o olhar das pessoas sobre a profissão e os baixos salários.
Apesar de muitas escolas no Brasil levarem o nome de professores como forma de homenageá-los, a profissão não é vista como motivo de orgulho ou de exemplo a ser seguido. Consequentemente, muitos sofrem bullying nas escolas e faculdades e entre amigos e familiares, comprometendo, assim, a saúde mental, o rendimento no trabalho e, em maior escala, a qualidade educacional no país.
Tal fenômeno é influenciado também pelos baixos salários, que, além de diminuir o prestígio social, causa sobrecarga dessa classe. Enquanto profissionais bem remunerados conseguem ter uma carga horária que permita dedicação plena ao trabalho, professores precisam dar muitas aulas ou buscar mais de uma escola ou faculdade para conseguir se manter. Logo, o resultado são pessoas cansadas e sem tempo para preparar melhores aulas e, mais uma vez, a baixa na qualidade da educação no país.
Sendo assim, medidas são necessárias. Cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais, investir na saúde mental dos professores com a criação de um programa de assistência médica especializada, a fim de corrigir os problemas causados pela desvalorização e cansaço. Cumpre ao Ministério da Fazendo, em parceria com instituições de ensino superior, criar um plano de aumento salarial dessa classe através de estudos sobre o redirecionamento de verbas, hoje destinadas ao setor privado, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida desse setor e a qualidade da educação nacional. Só assim haverá um cenário justo para os professores no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!