O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em 1924 ocorreu a ''Revolta da Vacina'' no Rio de Janeiro, devido à campanha obrigatória contra a varíola. A população não possuía instrução suficiente para saber como ela reagia no corpo e houve um descontentamento e resistência por parte da população. Em 2016, segundo dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ocorreu um aumento na taxa de mortalidade infantil no Brasil e de acordo com o Ministério da Saúde mais de 300 cidades relatam baixos índices de vacinação contra poliomielite. O ano não é 1924, mas o problema da falta de informação retorna gerando problemas para as crianças.
A baixa procura por vacinas está relacionada à mortalidade infantil, visto que estas são imprescindíveis para impedir o indivíduo de adquirir uma doença. Ademais, todas as unidades do SUS (Sistema único de saúde) precisam garantir o atendimento à população, para que tanto mães como filhos não fiquem vulneráveis.
O saneamento básico e a desnutrição também são fatores atrelados à mortalidade, uma vez que a ausência de políticas públicas na saúde e na educação provocam o aumento da taxa. O Brasil deve investir nas regiões que apresentam estes problemas de forma mais evidente e preocupante, como o Norte e Nordeste. Essas regiões apresentam 18,1 e 18,5% respectivamente de taxa de mortalidade, de acordo com o Instituto de Informática do SUS.
Dessa forma, para que o Brasil altera a situação de mortalidade infantil, o governo deve criar campanhas ilustrativas através de infográficos que mostrem a relevância da vacina na saúde, como também divulgar em todos meios de comunicação o calendário de vacinas. Já os municípios devem criar formas de verificar o saneamento básico, como por exemplo realizar tratamento de esgoto em todos os bairros. Assim, essas medidas tornam o Brasil melhor e sua futura geração também.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!