O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A alimentação é um aspecto de grande relevância na história humana. Houveram grandes transformação nos hábitos alimentares, além da mudança no modo de vida do povo pré-histórico, depois que esses dominaram a agricultura, deixando o nomadismo e se tornando sedentário. Contudo, atualmente esses hábitos se baseia em, principalmente, alimentos nenhum pouco saudáveis aos quais vem acarretando inúmeros prejuízos a saúde da população.

Após a Revolução Industrial as relações humanas ficaram mais aceleradas, intensificadas, ainda mais, pela globalização. As marcas dessa aceleração do mundo moderno está na forma de alimentação da sociedade, a qual se resume a produtos industrializados e aos famosos "fast-foods", não tão saudáveis e pouco nutritivos. De acordo com o Ministério da Saúde, o sobrepeso já atinge mais da metade da população brasileira, acerca de 54%. Números ainda mais alarmantes destacam o crescimento de 110% em 10 anos da obesidade entre os jovens. O problema está no fator de risco em estar acima do peso, o qual pode acarretar no aparecimento de doenças psicológicas como bulimia, e ainda as consequências físicas negativos como hipertensão, diabetes entre outras, crescentes nos últimos anos.

Paragrafando a chef e nutricionista Bela Gil: "Eu acredito que podemos mudar o mundo através da alimentação". De maneira análoga a fala dela, temos que pensar no que estamos ingerindo, de onde vem e qual o processo nele empregado. Pensar porque os alimentos saudáveis com o processo de produção muito mais simples do que os produtos industrializados, aos quais a técnica e tecnologia está necessariamente presente na produção, têm seu preço muito mais alto. Isso por causa do valor social que esse alimentos tem dentro da sociedade, fortemente disseminada pela lógica capitalista.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse caminho para a reeducação alimentar, a escola tem um papel fundamental, com palestras de nutricionistas, afim de começar a tratar o problema desde a base, através da conscientização. Destaca-se a importância também do ambiente familiar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e benéficos a saúde.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!