O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler utilizou das "fakes news" para disseminar ideais nazistas como forma correta de pensar e agir. Atualmente, como evolução da comunicação, a circulação de notícias falsas aumentou bastante, influenciado o leitor que muitas vezes nã consegue distinguir a verdade de boatos. Nessa perspectiva, deve-se analisar como as redes sociais e a falta de educação digital influenciam na problemática.
Em primeira instância, a Revolução Técnico-científica proporcionou ao indivíduo acesso a tecnologias revolucionárias, e com elas veio as redes sociais, principais disseminadoras das notícias falsas. As "fakes news" podem causar verdadeiras tragédias em figuras privadas envolvidas em informações errôneas que geram comoção pública. Em 2014, uma mulher foi espancada até a morte após ter sido confundida com uma sequestradora de crianças. De acordo com o filósofo Comte, essas farsas tendem a afetar a harmonia ,ou seja, a reprodução dessas noticias podem causar um caos social.
Além disso, a falta de educação digital influencia e contribui para a permanência. Infelizmente, isso ocorre porque falta uma educação digital nas escolas, auxiliando os alunos a como se comportar no meio digital e como pesquisar corretamente para saber se tal noticia é verdadeira antes de compartilhar-la. Como consequência, cada vez mais pessoas disseminam noticias falsas por não terem o hábito de averiguarem a vericidade daquilo que ler.
Logo, percebe-se que que medidas se fazem necessárias para resolução do impasse. Em razão disso, o Ministério da Justiça deve trabalhar em parceria com as redes sociais, de modo a identificar os criadores das "fakes news", para assim aplicar punição mais severas. Além disso, as escolas devem fazer palestras sobre educação digital, de modo que seus alunos saibam identificar e denunciar uma noticia falsa. Com isso, erradicando a cultura das "fakes news"
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!