O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O advento da Internet no final do século XIX promoveu mudanças e avanços, mas também problemas. Um destes foi o surgimento das notícias falsas, conhecidas por "fake news". Fake news são notícias e informações falsas - ou modificadas - veiculadas na internet com o propósito de manipular pessoas e eventos, sendo esse um ato retrogrado de caráter ilícito, ofensivo e inercial a ser combatido.
Primordialmente, é válido ressaltar que o acesso à informação é assegurado a todos pela a Constituição Federal de 88. Porém, no mundo virtual, o mesmo tem sido utilizado, em inúmeros casos , para a criação da "famosa" Fake News a qual é considerada um ato ilícito. Cumpre, ainda, mencionar que as redes sociais como: Facebook, Instagram e Twitter têm se tornado uns dos principais meios para essas práticas, devido à facilidade de compartilhamento de informação.
Além disso, a criação de notícias falsas é uma prática recorrente por políticos e empresas. Esses as fabricam para divulgar informações que os beneficiem e, dessa forma, sejam uma ferramenta para ascensão social e para angariar popularidade. No Brasil, não há uma lei que proíba ou puna essa prática de divulgação de dados ilegítimos, o que prejudica a democracia. Logo, as notícias falsas são uma ameaça à população, visto que podem encobrir casos de corrupção e favorecer políticos.
Urge portanto que medidas sejam tomadas a fim de mitigar o índice de falsas notícias no meio virtual e real da sociedade contemporânea. Para isso, cabe ao Poder Executivo a restituição do Ministério da Comunicação, para que, junto ao Ministério da Educação, espalhem a necessidade de avaliar uma notícia e/ou informação antes de repassá-la por meio de palestras nas escolas de ensino fundamental a superior. É também papel dos meios midiáticos e das Instituições Religiosas, como grandes influenciadores, convencer o povo à policiar os problemas oriundos do compartilhamento sem conhecimento. Por fim, é possível concordar com Martin Luther King que disse que "toda hora é hora de fazer o que é certo".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!