O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: O sistema prisional no Brasil e os seus efeitos no século XXI
A solução esta além de punir
''Educai as crianças e não será preciso punir aos homens". A pesar da afirmação do matemático e filósofo grego Pitágoras ser muito bem aplicável, não é o que acontece na grande maioria dos Estados. A consequência disso, são as cadeias superlotadas . O sistema penitenciário desde sua criação no século XVIII, passou por algumas transformações, porém atualmente o modelo tem estado cada vez mais sucateado e despreparado, no qual os detentos são jogados em celas minúsculas e negligenciados a sua própria sorte.
Embora existam países tais quais Noruega e Holanda, que não só sustentam os menores índices de detentos, mas também, apresentam as maiores taxas de reabilitações com projetos sócio-educativos0000 infelizmente, mesmo assim, a maior parte das nações, com ênfase no Brasil, não estão preocupados em mudar essa realidade. Assim acabam por deixar medidas e importantes transformações nesse quadro precário de lado.
Por isso no território nacional, a super lotação nos presídios mais a demora dos julgamentos, juntamente com o descaso do Poder Público, contribuem fortemente para o maior sucateamento do sistema, de forma que a violência tanto dentro quanto fora das celas aumentem no território nacional. Paradigmas a isto são os altos números de rebeliões nas prisões sendo uma das mais recentes a da penitenciaria de Monte Cristo em 2017 no estado de Roraima.
Portanto, para acabar com o desgaste do atual sistema, evitando novos cenários de horror e os demais efeitos causados pelo sistema prisional do século XXI, cabe ao Poder Executivo em conjunto de empresas especializadas, tomarem medidas que visem a melhor qualidade de vida aos presos e sua reinserção a sociedade, através de projetos educacionais e profissionais. Ademais é preciso que o Poder Judiciário e Legislativo, forneça mais defensores públicos para maior fluidez nos julgamentos com penas mais brandas e alterações na legislação. Para que dessa forma se não for possível evitar o problema, pelo menos se possa cuidar e cura-lo deste terrível caos formado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!