O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A existência das "fake news" é uma realidade que se tornou presente na sociedade brasileira. Nessa perspectiva é interessante analisar dois pontos: as notícias inverídicas estiveram presente no passado e continuam a todo vapor na era digital.
Em primeiro lugar, é interessante observar que as informações falsas se mostraram existentes no passado. Isso aconteceu por vários motivos: guerras, ouro e medo. Haja vista Dom João VI, sabendo que Portugal iria ser invadido por Napoleão, mandou um mensageiro dizer à França que Portugal seria seu aliado nas guerras, logo depois juntou a corte e fugiu para o Brasil, fato retirado do livro 1808, de Laurentino Gomes. Notícias falsas sempre estiveram presentes no mundo, atualmente, na era digital, elas se tornaram um problema maior.
Em segundo lugar, se faz necessário analisar os problemas causados pelas "fake news" no Brasil. Em São Paulo, uma mulher foi morta por populares que obtiveram uma informação nas redes sociais de que ela sequestrava e matava crianças, fato desmentido pela polícia, notícia vinculada ao Jornal da Record. Esse cenário é fruto de uma sociedade despreparada para utilizar as novas tecnologias da informação. A fotografia social disso é que 95% das informações são repassadas sem saber a sua veracidade, segundo o site UOL.
Portanto, é preciso que o Governo Juntamente com o Ministério da Justiça, faça parcerias com as mídias sociais para identificar "fake news" e os seus compartilhadores, assim encaminhando para a esfera criminal, o Ministério da Educação, junto com a escola, deve desenvolver palestras com os alunos e seus familiares para alertar os perigos das notícias falsas, servindo para a conscientização de uma sociedade preparada para os desafios modernos. Joseph Goebbel dizia "uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade ".

Tema:Fake News
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!