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Tema: Obsolescência programada

Na contemporaneidade, há buscas incansáveis por melhores tecnologias como, por exemplo, a fabricação de diversos computadores, celulares, jogos eletrônicos e eletrodomésticos. O desenvolvimento exacerbado desses objetos e a disputa comercial entre o segundo setor, possui como resultado a produção de itens pouco duráveis que objetivam lucro para investir em mais pesquisas para novos produtos, o que consequente aumenta a concorrência. Dessa forma, surge a problemática da obsolescência programada que afeta a humanidade, seja ambiental, seja por insatisfação social.
É indubitável que a questão que envolve o ecossistema está atrelada aos hábitos que, após os aparelhos estragarem ou ficarem ultrapassados, é feito o descarte em locais inadequados. O uso e a troca indiscriminada de tecnologias afeta os animais e os próprios seres humanos. Immanuel Kant, no livro "Sobre a Pedagogia", descreve o ser humano como detentor de conhecimento e que a sua vida é pautada na educação que recebe. Ao seguir essa linha de pensamento, nota-se que essas ações se encaixam na teoria do filósofo, uma vez que se uma criança vive em uma família com esse comportamento, é muito provável que tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo.
Segundo pesquisas, a integração de jovens no mundo tecnológico é espontânea, pois passam a maior parte do tempo em redes sociais. Contudo, há classes menos favorecidas que não possuem condições financeiras para manterem no mundo tecnológico e o resultado é catastrófico, pois, muitas vezes, acabam entrando no mundo do crime e com sentimento de inferioridade perante aos mais abastados. Ainda, há outra classe social que é excluída das tecnologias, os idosos, por não terem facilidades com um mundo globalizado acabam sendo excluídos de grande parte das novidades, pois as informações chegam com maior facilidade.
Infere-se, portanto, que a obsolescência programada é um mal para a sociedade. Sendo assim, cabe aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário criação de leis que torne obrigatório as grande indústrias receberem os aparelhos que não são mais utilizados pela população para serem reciclados. Ainda, cabe à escola criar palestras sobre o descarte de lixo, visando informar crianças e jovens da importância de manter o ambiente limpo e saudável. Ademais, as ONGs devem fornecer auxílios com aulas ministradas por agentes da área tecnológica para maior integração dos idosos e financeiro para pessoas com baixa condição socioeconômica visando a inclusão digital. Assim, poder-se-à transformar um mundo desenvolvido social e culturalmente.
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