O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Estética e saúde no Brasil.

Nota-se em grande parte da mídia de entretenimento, filmes, novelas, revistas, etc..., a figura da beleza do homem e da mulher retratada em um corpo escultural e desnecessariamente magro. Nesse contexto, a busca por um corpo que se adeque a esses padrões esta gerando diversos problemas na saúde física e mental da população brasileira. Sendo necessárias intervenções para resolver a questão.
Nesse sentido, segundo uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil se encontra em segundo lugar no ranking mundial de cirurgias estéticas, no qual as pessoas são expostas a baixa imunidade e possíveis implicações pós cirúrgicas para se adequarem a esse padrão. Além disso, a jornada em busca desse corpo esbelto, muitas vezes, é acompanhada de doenças psicológicas severas, como a depressão e anorexia, que se não tratadas podem levar a óbito.
Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Como já foi dito, a mídia é um dos principais agravantes do problema, haja vista que ela é a responsável por ditar esses padrões estéticos na sociedade. Ademais, parafraseando Immanuel Kant, o homem é o que a educação faz dele, ou seja, a falta de discussão e conscientização sobre o tema, tanto no âmbito escolar, quanto no familiar, acentua cada vez mais a questão, uma vez que o jovem despreparado, futuramente, se tornará um adulto despreparado.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe a mídia e a indústria de entretenimento, uma desconstrução dos padrões de beleza atuais, colocando em ênfase a diversidade e a aceitação do corpo, através de escolhas de protagonistas e personagens com corpos mais compatíveis com a da realidade brasileira. Outrossim, cabe aos órgãos governamentais responsáveis em conjunto com a mídia socialmente engajada, a criação e divulgação de campanhas midiáticas governamentais, por meio da televisão, internet e palestras em escolas, com ênfase no âmbito escolar e familiar, a fim de conscientizar a população desde a infância a desconstruir esses padrões estéticos. Para que assim a saúde brasileira gradualmente melhore.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!