O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema : "Fake News na política "

O Fenômeno "Fake News" destacou-se principalmente no ano de 2017, quando o presidente Donald Trump foi eleito. Durante o período, várias informações falsas foram publicadas nas redes e ficou evidente que as mentiras propagadas afetam diretamente os resultados políticos. Além disso, as notícias falsas só colaboram para a solidificação de uma sociedade instituída da cultura de ódio e "anômica".
Para as eleições de 2018, o governo brasileiro já estuda estratégias que diminuam a circulação das Fake News. Isso porque já existe, no atual momento, uma polarização política embasada na Intolerância e na violência. A antropóloga Françóise Heritier diz que tal situação ocorre devido ao medo e a intolerância entre opiniões diferentes, surgindo assim a cultura do ódio. A Fake News vem para amplificar esse problema social, pois salienta diferenças, fazendo com que se crie corrente de pensamentos opostos e inimigos. Estas por sua vez não agregam em nada no sistema democrático tornando-o fragmentado e frágil.
Além disso, a quantidade de manchetes sensacionalistas para difamar os candidatos, desanimo os indivíduos. Assim, cresce o número de descrença no sistema. Ou seja quando não existem leitores radicais existem os descrentes. Para esse cenário, o sociólogo Émile Durkheim, descreveu que um governo no qual as pessoas perdem a segurança nas instituições,encontra-se em crise e em um estado "anômico". Tal fato também afeta a política, descaracterizando um governo que deveria ser coletivo e social.
Portanto, nota-se que as notícias falsas em todos os aspectos prejudica não só política mas toda a estrutura das relações da sociedade. É fundamental que as próprias redes sociais crie campanhas de conscientização para que o usuário não compartilhe tudo o que vê e que informação não é conhecimento. Além disso, o próprio Estado pode intensificar as normas do Código Penal , Que considerar crime de calúnia esse fenômeno. Assim, poderia existir mais sites de denúncias de textos que não querem informar e sim denegrir pessoas e aumentar o ódio e caos social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!