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O PROBLEMA DA INVISIBILIDADE SOCIAL

A invisibilidade social é um conceito utilizado em referência a uma parte da população que é "excluída" pelas demais. Isso se deve as diferenças de cor, gênero e principalmente pela desigualdade econômica, onde muitos são desvalorizados e desprezados por indivíduos pertencentes a classes dominantes. Portanto, por ainda ser um tema pouco debatido é de fundamental importância que haja mais discussões a respeito para que essa realidade seja mudada.

É notável que, desde a antiguidade, a sociedade foi dividida em grupos, no entanto, a realidade atual não é diferente. Uma vez que, as divisões sociais causadas pela desigualdade é um fato que gera a invisibilidade social. Como se sabe, o Brasil é hoje um país bastante distinto especialmente em questões econômicas, onde alguns possuem mais oportunidades e adquirem profissões mais conhecidas, enquanto outros têm baixa escolaridade e fazem parte do grupo de "invisíveis", com profissões desvalorizadas. Observa-se assim, que muitos indivíduos são alvos de preconceitos e falta de respeito, considerados inferiores por parte das classes altas e não são reconhecidos por suas determinadas funções, cor, gênero ou grupo a qual pertence.

É possível afirmar, que a invisibilidade social é uma forma de exclusão, e que diante desse desprezo sofrido pelas pessoas pode gerar graves consequências, isso porque além de se sentirem desprezados e muitas vezes passarem por situações de humilhação, estes podem obter depressão e isolamento. Haja vista, que diante da ausência de reconhecimento e da exclusão, uma maneira para que possam ser vistos pela sociedade são através da formação de grupos, onde com mais vozes podem ter um papel maior. Um exemplo disso é o MST (Movimento dos Moradores Sem Terra) que lutam não só por terras, mas por causas maiores como mudanças sociais e transformações na sociedade.

Por conseguinte, torna-se evidente a necessidade de ações que melhore a questão da desigualdade no país. Dessa forma, o Governo Brasileiro deve investir nos meios básicos como educação, saúde e transporte, especialmente nas áreas mais vulneráveis. É preciso que a mídia divulgue propagandas em nível nacional como forma de mostrar a população a importância de cada profissão, cada gênero e raça independente das diferenças, com intuito de haver mais respeito entre todos. E em parceria com diversos grupos, auxiliá-los de certa forma e ajudá-los a alcançar mais visibilidade para que se tornem reconhecidos, seja qual for sua função em sociedade.
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