O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os perigos das Fake News na era da informação

Em 1911 um paleontólogo amador chamado Charles Dawson, descobriu o "Homem de Piltdown", que na verdade foi uma fraude, na qual enganou a ciência por 40 anos, atrasando os estudos relacionado a evolução humana. Logo, os perigos de uma noticia falsa, as Fake News, tem sérias consequências. Sob essa perspectiva, nota-se que falta uma educação digital, para não divulgar essas noticias.
Segundo o filósofo Karl Marx, "o capitalismo prioriza lucros em detrimento de valore." Sob esse viés, existe uma sobreposição de interesses pessoais sobre o coletivo nas Fake News , como foi o caso do ex-médico Andrew wakefield, lançando um estudo falso sobre a vacina do sarampo( que é usado até hoje no movimento antivacina) para depois lançar sua própria vacina "totalmente segura" .
Outrossim, analisando a pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre a Tecnologias da Informação e da Comunicação(CETIC), podemos observar que 79% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos possuem rede social. Por conseguinte, essa mesma faixa etária que ocupa uma grande parcela dos perfis em redes sociais, não aprendem nas escolas a interagir de modo ético com o meio digital, para não repassarem Fake News.
Diante dessa perspectiva, medidas de combate são necessárias para solucionar o impasse. Portanto urge, que o Ministério da Educação, implemente um plano de aula ministrado por sociólogos, abordando os perigos das Fake News, visando à contribuição ética digital no uso cotidiano das ferramentas digitais, contribuindo não só para esses jovens, mas também, seus familiares. A partir dessas medidas, espera-se reverter essa realidade e não acreditar mais em noticias como o "Homem de Piltdown".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!