O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

É preciso aludir que no século IV a.C o filósofo Sócrates foi condenado à morte por "corromper a juventude". Essa condenação foi feita porque o mesmo estimulava os indivíduos a pensar. Em contraposição a Sócrates, atualmente, existe a mídia que tem por objetivo impor seu ponto de vista aos demais. Nesse ínterim, é preciso analisar como o poder da mídia e como o perfil do jovem tem permitido que este seja influenciado de forma negativa por ela.
Iniciando a discussão sobre a problemática, é preciso considerar como o poder de influencia da mídia colabora com a temática. Tal fato acontece, uma vez que grande parte do que é dito pelos instrumentos midiáticos é tomado como verdade pela maioria dos atingidos por eles. Sendo assim, quando a mídia divulga uma informação ou um produto, as pessoas, geralmente, sentem a necessidade de fazer uso dos mesmos. Analisando esses termos, é possível perceber a contribuição negativa que a mídia pode assumir se tratando dos jovens, tanto ao formar um adulto com traços consumistas, quanto um adulto frustado por não conseguir atingir o padrão tido como o ideal.
Ainda discutindo a problemática, é necessário mencionar como o perfil do jovem permite que o mesmo seja influenciado pela mídia. Essa afirmativa pode ser feita porque, na juventude, o senso crítico do indivíduo ainda não está completamente formado. Desse modo, o conteúdo difundido pela mídia pode colaborar, de forma pouco enriquecedora, com a personalidade do jovem em formação. Tal fator se torna um problema na medida em que pode formar um adulto consumista que dá muito valor a bens materiais por exemplo, causando danos futuros.
Fica clara, portanto, a necessidade da articulação de medidas que visem banir o papel negativo que a mídia pode provocar nos jovens. Para tanto, é preciso que o Ministério da Educação inclua no currículo escolar disciplinas que tenham o objetivo de estimular o olhar crítico sobre o que é divulgado pelos instrumentos midiáticos. Essa alternativa deve ser adotada com o objetivo de reduzir a influencia negativa que a mídia tem causado na personalidade dos indivíduos. Além do mais, é necessário que o Ministério da Integração Nacional propague por meio da mídia, matérias com conteúdos de cunho positivo, como aquelas que estimulem o bem ao próximo. Tal medida deve ser articulada, pois assim como a mídia pode influenciar negativamente, ela pode influenciar, da mesma forma, positivamente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!