O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No Brasil contemporâneo, principalmente após o advento da internet e o surgimento das redes sociais, a propagação de fake news tornou-se recorrente devido à falta de educação midiática e ao comodismo dos cidadãos. Nesse sentido, convém analisarmos os principais efeitos da divulgação de notícias fraudulentas em nossos dias, como a fragilização da democracia e a interferência no direito da sociedade à saúde.
É elementar que se leve em consideração que o interesse por trás da publicação das fake news, na maioria das vezes, é pela influência exercida sob a população, seja pra fins econômicos ou ideológicos. Desse modo, um dos principais impactos das notícias falsas é o enfraquecimento da democracia, o que dificulta a realização de eleições justas. Aliás, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa é a principal preocupação para com as eleições presidenciais brasileiras de 2018, haja vista que, de acordo com o levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (GPOPAI), 12 milhões de brasileiros difundem notícias falsas sobre política.
Deve-se abordar, ainda, que a saúde também é atingida pelas notícias falsas -segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Reuters, 72% dos brasileiros se informam apenas pelas mídias sociais, que é justamente onde mais se propagam as fake news-, como ocorreu durante a epidemia de febre amarela em 2017, quando um áudio do whatsapp gravado por uma suposta médica afirmava que a vacina contra a patologia não era segura, com isso. muitas pessoas deixaram de se vacinar, correndo o risco de contraírem a doença (o que favorece a indústria farmacêutica) por falta de interesse em verificar se a informação estava correta.
Fica claro, dessa forma, que medidas devem ser tomadas para reverter essa problemática. Sendo assim, cabe ao Governo Estadual implementar aulas de educação midiática nas escolas de Ensino Médio, para que os alunos, que nessa fase já têm acesso à internet, aprendam a reconhecer notícias falsas, sejam orientados a não repassar informações sem antes verificar se essas são verdadeiras e também, a instruir seus pais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!