O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Mesmo com a duração da escravidão ter sido de 300 anos, a sociedade continua nutrida de pouco conhecimento sobre este fato. Esta alienação ocorre devido ao período da escravidão, no qual os afro-brasileiros sofrem um processo de aculturação e tentativa de exclusão de cultura. Hoje, embora haja leis para contribuir e proteger os afro-brasileiros, há ainda a falta de grande progressividade na execução dessas leis.
Os negros fizeram parte da origem do território brasileiro e a importância de sua identidade se evidencia desde a escravidão, com a luta pela liberdade. Uma das importantes figura guerreira da história brasileira, segundo o livro de Carla Caruso, "De olho em zumbi dos palmares", foi Zumbi dos Palmares, que ficou conhecido por ser o último dos líderes do Quilombo Dos Palmares, este possuía como características coragem e liderança para guerrilhar a favor de sua liberdade e dos demais. Nesse sentido a identidade afro-brasileira é ressaltada em músicas e na religião, No entanto, ainda que haja a aplicação da lei 10639 de ensino obrigatório da cultura e história afro-brasileira, o estudo especifico ainda é superficial.
As medidas adotas para minimizar o preconceito racial acabam sendo insuficientes. A lei da obrigatoriedade do ensino afro-brasileiro entrou em vigor em 2003, sendo assim obrigatório, mas permanece apenas na teoria, pois os livros didáticos e o enfoque na cultura são vagos. Já que pouco se fala sobre o candomblé e umbanda, religiões estas afro-brasileiras, além disso, os afrodescendentes permanecem pouco representados, porque o conteúdo escolar não é composto por figuras heroicas que lutaram para a identidade étnica e cultural permanecer intacta. Esta representatividade mínima acaba afetando a criança negra desde a infância, pois cresce vendo pouco protagonismo dos negros.
Dessa maneira, fica clara a necessidade de aprendizagem da cultura afro-brasileira. O Ministério de Educação deve primeiramente capacitar profissionais para um ensino completo e assegurar de produzir conteúdo didático, o qual deve possuir mais especificamente a história brasileira. E, por fim, é preciso incluir negros na televisão brasileira e integrar filmes voltados para a dor da escravidão no cinema nacional para uma maior representatividade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!