O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Maçãs envenenadas
Uma das obras cinematográficas de animação estrangeira, criada no século passado, mais reverenciada pelo público infantil é "Branca de Neve", que dramatiza a protagonista como uma moça envenenada por uma maçã. Relacionando esse contexto com o uso exacerbado de agrotóxicos no Brasil, nos últimos anos, é evidente os malefícios que esses insumos têm causado, principalmente, para a saúde da população acarretando sérias doenças.
A Revolução Industrial foi um período de grandes desenvolvimentos. Notável perceber, quão grande foi o passo dado para a expansão da agricultura no mundo, com destaque no Brasil, que durante muitas décadas teve sua economia enraizada no agronegócio. Diante do fato, vale ressaltar que houve um aumento significativo no uso de agrotóxicos, como meio de combater pragas nas plantações, mais deliberadamente no auge do século XIX e XX com a movimentação da exportação da cana-de-açúcar e café, respectivamente. Todavia, a economia foi exaltada e os cuidados com resquícios de resíduos químicos nos alimentos, passou a ser atenuada. Sem a devida atenção das empresas alimentícias, a população tornou-se mais suscetível a doenças, nos mais diversos níveis, provocada pela ingestão desses resíduos.
Destaca-se como doença mais temida, o câncer como uma das patologias que mais debilitam o enfermo, submetido a radio e quimioterapias, durante um curto espaço de tempo. Um estudo confirmado em 2017 pelo Instituto Nacional de Câncer, averiguou que os agrotóxicos estão intimamente relacionados ao linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer hematológico que têm afetado com mais frequência a população brasileira.
Logo, indubitavelmente, medidas são necessárias para reverter o problema. Primeiramente, faz-se necessário que haja maior fiscalização, pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nas empresas alimentícias que fazem uso majoritário dos insumos tóxicos. Ademais, o Governo em seu Poder Executivo, deve proibir a utilização de pesticidas e implantar multas rígidas para empresas que erroneamente continuarem com o uso. Por último, a rede midiática deve ser responsável por informar e sensibilizar a população a consumir mais alimentos orgânicos, a fim de evitar que casos fictícios como da "Branca de Neve", possam se tornar verídicos no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!