O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

" Os ninguém: os filhos de ninguém, os donos de nada ", esse é um trecho do poema " Os ninguéns" de Eduardo Galeano, o qual retrata o fenômeno da invisibilidade social no Brasil, na qual gera impactos negativos a saúde mental das pessoas invisíveis. Por essa razão, é necessário colocar em debate, como mudar a realidade da invisibilidade social no Brasil.
Sobretudo, de acordo com o psicólogo Fernando Braga da Costa, a invisibilidade social é uma espécie de desaparecimento psicossocial. Nesse viés, esse desaparecimento é causado pela ideia mentalizada coletivamente na sociedade de que o trabalho subalterno deve ser ignorado, por exemplo: a profissão de porteiro e gari não é prestigiada socialmente, tal qual a de médico, engenheiro e advogado.
Além disso, a invisibilidade social assemelha-se a teoria do Fato social de Émile Durkheim, que diz " o indivíduo que sair da normalidade ( não ter profissão de prestígio ) será punido pelo poder de coersão social ( humilhação social ). Por conseguinte, essa coersão social, provoca problemas extremamente negativos a saúde mental do invisível, como depresso, baixa-autoestima e até mesmo suicídio.
Fica claro, portanto, que para mudar a realidade das pessoas invisíveis no Brasil, é necessário que o Governo Federal, através do Ministério da Educação e em conjunto com as Secretarias de Educação municipais faça a conscientização da sociedade, que pode ser feito pela educação - Literatura infantil e pinturas, tal qual a exposição " Pop rua ", de São Paulo, que coloca as pessoas em situação de rua na visibilidade - por intermédio de agentes capacitados, como professores e psicólogos, com a finalidade de mostrar a perversidade das consequências, que a invisibilidade gera nas pessoas invisíveis. Dessa maneira, ter-se-á uma sociedade sem o fenômeno da invisibilidade social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!