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tema: o desafio da evasão escolar no Brasil
Segundo o existencialismo do filósofo Jean Paul Sartre, o individuo constrói a si mesmo a partir de condições vivenciadas desde o seu nascimento. Nessa linha de pensamento, a formação individual encontra forte respaldo no cenário educacional, visto que este molda e influencia decisivamente o ser. No Brasil, essa lapidação encontra dificuldades, dentre outros fatores, pela evasão escolar, estimulada pela deficiência do ensino e responsável por perdas irreparáveis.
Com efeito, é importante pontuar fatores motes para a evasão, característico do ensino público. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, um em cada quatro crianças abandona a escola antes de completar o Ensino Fundamental. Desse modo, o estudante se vê obrigado à abandonar os estudos impulsionado pela necessidade de complementaridade de renda, por vezes, pressionados pelos próprios pais. Não obstante, as mulheres, com destaque, enfrentam maiores dificuldades, já que a conciliação com uma possível gravidez precoce é dificultosa. Por sua vez, o ambiente escolar não se mostra um tanto atrativo na medida em que a recorrência da falta de professores, merenda e até transporte é alta.
Ademais, é imperioso ressaltar a contribuição negativa no que se refere ao modo padronizado e intransigente ao qual o conhecimento é transmitido aos alunos. Segundo o movimento todos pela educação, a falta de apoio e interesse estão entra os motivos para a saída precoce de instituições de ensino. Realmente, é comum que o aluno não veja uma perspectiva no que esta sendo passado ou até não tenha subsídios suficientes- base curricular insatisfatória, falta de material e professores- para absorver aquele saber. Desse modo, é importante que a escola aprenda a valorizar outros tipos de conhecimentos como a dança, escultura, não só o lógico-matemático e o que "esta nos livros". Sob tal óptica, a instituição deve se tornar um local prazeroso para quem a frequenta.
Fica evidente, portanto, que a evasão deve ser combatida a fim de uma evolução benéfica ao país. Então, é fundamental que o governo federal destine verbas para intensificar a abertura de escolas em tempo integral seguida do investimento na aparelhagem e capacitação do corpo docente. Além disso, deve disponibilizar horários noturnos aos indivíduos que trabalham, como forma de permitir que estes tenham uma formação educacional mesmo com outras ocupações. Não obstante, a parceria entra pais e escola é indispensável, dessa forma, os professores podem elencar os estudantes com maior numero de ausências e formar grupos para visitá-los com o intuito de solucionar, na medida do possível, possíveis infortúnios que dificultem o acesso ao ambiente da escola. Com essas mudanças de atitude, é possível que a premissa sartriana aja positivamente no individuo.
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