O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No romance Vidas Secas, redigido por Graciliano Ramos, o autor narra o cotidiano de uma família em extrema pobreza. Fora da literatura, muitos brasileiros passam por situações semelhantes, os quais rendem-se a trabalhos indignos e com remuneração injusta, em razão da sobrevivência. O cenário mantém-se a existir devido a ineficácia do Estado em suprir as necessidades da nação e a falta de fiscalização eficaz em relação ao trabalho informal.
Sob esse viés, investigações criminais como a Lava Jato mostraram o contingencial fluxo monetário ilegal nos cofres públicos, impulsionado pela individualidade dos envolvidos na atual modernidade líquida, como estipulado por Zygmunt Bauman. Destarte, investimentos em programas de apoio social são diminuídos, graças à demora na resolução dos casos e retorno da quantia furtada. Esse problema é prorrogado dado que políticos mal intencionados são eleitos por conta de propagandas eleitorais ilusórias, ao manipularem os eleitores de forma semelhante aos enganados na Alemanha Nazista.
Ademais, a ineficácia da fiscalização estatal no âmbito permite a permanência da problemática. Tal fator é cristalizado por 75% dos trabalhadores em situação deplorável atuarem no setor agropecuário, ou seja, em regiões afastadas das metrópoles. Também é possível notar a negligência estatal na tentativa de aprovação de uma nova Legislação Trabalhista defensora da informalização das relações entre chefe e colaborador, ideia oposta ao pensamento do Durkheim, levando-se em conta que o sociólogo considera o órgão o mediador de direitos benéficos a seu povo.
Portanto, o Poder Judiciário deve continuar as investigações de cunho nacional na área política para identificar e punir os culpados, com enfoque em recuperar o dinheiro desviado e direcioná-lo de forma transparente à políticas públicas de bem social, como o Bolsa-Família e, assim, assegurar aos cidadãos os direitos básicos, sem esses serem obrigados a trabalhar em situações deploráveis para subsistirem. Em adição, a mídia deve agir por intermédio de cartazes, propagandas televisivas e meios virtuais na divulgação das possíveis consequências da institucionalização do trabalho informal para, então, conscientizar a população sobre a necessidade de manifestações contra essa mudança legislativa. Com tais intervenções, poder-se-á obter um Brasil distante da escravidão multiétnica e da realidade explicitada na obra do autor romântico.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!