O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: " Os perigos das "Fake News" no século XXI"

"Fake News" é um termo, em inglês, utilizado para se referir às notícias falsas propagadas no meio social, por meio de aparelhos midiáticos, e que possuem o objetivo de causar prejuízos à pessoas físicas e jurídicas, ou ainda, obter ganhos financeiros ou políticos. Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista, defende que, "Uma mentira dita mil vezes, acaba se tornando verdade", assinalando assim, o caráter destrutivo dessa problemática. Dessa forma, evidencia-se que essa temática possui raízes históricas, sendo necessário uma análise de seus perigos à sociedade contemporânea.
Primeiramente, é preciso destacar o potencial propagador das redes sociais, visto que, dentro de um contexto globalizado, elas possuem um papel fundamental na disseminação de calunias difamatórias, causando sérios prejuízos à identidade coletiva dos alvos dessas pós-verdades. Ademais, hodiernamente, a internet é utilizada como um instrumento intensificador dos problemas sociais0000 como prova de tal afirmativa, destaca-se a influência das "fake news" no decrescimento dos índices de vacinação no Brasil, resultando em uma preocupação nacional no que tange ao reaparecimento de doenças já erradicadas do país. Com isso, observa-se uma democratização da criação e propagação de inverdades, sendo impreterível intervenções que solucionem tal impasse.
Outrossim, é indubitável que as mídias sociais, em sua busca desenfreada por engajamento e lucro, contribui para o agravamento do arranjo, ao fazer uso de artifícios sensacionalistas e muitas vezes mentirosos. Durante a Alemanha Nazista, a imprensa alemã desempenhou uma função primordial na divulgação de boatos a respeito da população judaica, atribuindo legitimidade às ações xenofóbicas praticadas no país. Sendo assim, outorga-se um caráter paradoxal à abundância de informações e a obtenção de conhecimento, uma vez que, aqueles que deveriam prezar pela veracidade e o apuramento dos fatos, acabam por não fazer, privilegiando seus anseios capitalistas.
Portanto,diante dos fatos supracitados, constata-se a importância da aprovação de uma lei, já em desenvolvimento, por parte da Câmara dos Deputados, como forma de conferir multas àqueles que criarem e disseminarem noticias falsas, que possuem o propósito de denegrir a imagem de indivíduos sociais. Concomitantemente, uma parceria entre as redes sociais e a justiça federal se faz necessária, de modo que, as denuncias feitas nessas mídias digitais, sejam verdadeiramente encaminhadas, punindo aqueles que cometerem tal infração. Ademais, a Secretaria de Comunicação Social deverá investir em campanhas que alertem a população, a respeito dos perigos da circulação dessas inverdades, conscientizando a todos e minimizando a propagação de "fake news", de forma a erradicar o ideal proliferado por Joseph Goebbels.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!