O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A questão das Fakes News

Durante a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler se utilizou de propagandas falsas para valorizar sua imagem e sua ideologia antissemita, a fim de manipular a população alemã a seu favor. No contexto social vigente a questão da Fake News insiste intrinsecamente ligada à realidade do país. É incontrovertível que isso decorre principalmente pela intensificação do uso das redes sociais e pela falta de educação digital.
Observa-se, em primeira instância, que a intensificação do uso das redes sociais é fator determinante para permanência da problemática. De acordo com o filósofo Aristóteles, "O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança". Sob a perspectiva aristotélica, constata-se que as "Fakes News" geram uma desinformação coletiva, visto que cada vez que elas são compartilhadas seus impactos são multiplicados. Desse modo, infere se que o aumento da utilização das redes sociais, por ser uma das principais estruturas sociais, no qual existe uma enorme quantidade de acessos e usuários, possibilitam que as notícias enganosas vulgarizam com apenas um click.
Deve-se abordar, ainda, que a falta de educação digital também é causador da adversidade. Conforme a Constituição Federal de 1988, no Art 5, assegura-se a todos o acesso à informação. Contudo, com a inexistência da educação digital, é indubitável que o indivíduo não usufrui do seu direito exposto no aparato estatal brasileiro que é a "informação", dessa forma, tende a se desfrutar do "desconhecimento" gerado pelas "Fakes News". É inquestionável que a dificuldade do reconhecimento das notícias falsas devido a ausência da educação digital, impossibilita sanar o revés em pleno terceiro milênio.
Pode-se perceber, portanto, que o aumento do uso das redes sociais e a ausência do primordial que é a educação dificultam a erradicação das Fakes News no Brasil hodiernamente. Para que essa erradicação seja possível, faz-se necessário que o Ministério de Educação em parceria com as escolas, realize palestras nas escolas, por meio de aulas magistral, seminários, com a participação de profissionais capacitados, na perspectiva de educar os estudantes e funcionários de como identificar uma "Fake News". Outrossim, cabe a mídia disponibilizar vídeos e propagandas, através de uma ampla divulgação midiática, com participação de especialistas no assunto, para abordar os sites que publicam notícias falsas, com o intuito de que usuários não usufruem da desinformação. Ademais, como considera o pensador Oscar Wilde, "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!