O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

MORTALIDADE INFANTIL

A mortalidade infantil não é um problema atual, haja vista que diante dos vários casos ocorridos nos últimos anos muito tem se discutido sobre o tema. Pode-se, destacar os diversos fatores que causam esse mal, por exemplo, o auge nos casos de microcefalia ou o fato de atingir diversas regiões principalmente as mais carentes devido a ausência dos recursos essenciais. Portanto, é claro a necessidade de ações urgentes que mude essa situação.

É notável que a mortalidade infantil é um problema presente em todo o mundo e que gera grande preocupação. No Brasil, questões tanto políticas como sociais são causas para que venha ocorrendo mais casos. As áreas em que possuem mais índices de mortalidade infantil são as que mais habitam famílias com baixa renda, sendo possível destacar fatores como ausência de um serviço básico de saúde, saneamento básico, com falta de alimento e má qualidade de água. Com isso, afirma-se que, diante da necessidade e ausência de recursos humanos essenciais, as crianças são as mais impactadas.

Em 2016 houve uma elevação enorme nas ocorrências de mortes por crianças, isso devido ao surgimento e disseminação do zika vírus que gerou casos de microcefalia que atingiram milhares de crianças. Essa situação mudou totalmente a situação favorável na qual o país se encontrava em relação à mortalidade infantil, onde de acordo com o IBGE vinha reduzindo gradativamente até 2015. Assim, cabe destacar que a falta de investimentos na área da saúde, de assistência e orientação as grávidas, com cuidados durante e após o parto, e o mínimo cuidado no saneamento básico contribui para que mais casos ocorram. Por isso é preciso mudanças, pois, o Brasil apesar das medidas já adotadas está longe de alcançar uma média favorável.

Por conseguinte, é evidente a necessidade de medidas que transforme essa situação. Dessa forma, é dever do Governo Brasileiro investir mais na área de saúde pública e dá mais atenção para as áreas vulneráveis. É preciso que sejam criados programas de suporte para as famílias mais carentes com alimentação, saneamento básico, com objetivo principal de diminuir a pobreza e suas consequências como os casos de mortalidade infantil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!