O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

( O desafio da alimentação saudável: luxo para poucos ou hábito acessível?)
Sob perspectiva do Iluminismo, uma sociedade apenas se desenvolve quando um se comove com o problema do outro. Porém, em virtude da alimentação irregular, esse ideal não é efetivado, uma vez que a visão de um povo mais empático e saudável encontra-se distante. Nesse contexto, torna-se evidente os maus hábitos alimentares, bem como a inoperância estatal, já que perdura no território brasileiro.
Em primeira análise, pode-se destacar como um empecilho para a obstrução do impasse a má alimentação. Ela é perpetuada devido à praticidade na hora de consumir o alimento, frente à correria do dia. Tal prática é confirmada pela massiva ingestão de "fast foods" e comidas enlatadas em detrimento de frutas e verduras. Como consequência, os indivíduos comprometem a saúde, ocasionando doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo a obesidade. Por conseguinte, o bem estar encontra-se ameaçado com alimentos ricos em gorduras e carboidratos.
Em análise não menos importante, cabe salientar a negligência do Estado, o qual não assegura a qualidde de vida à população, em especial às das regiões periféricas. De acordo com Michel de Montaigne, a mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil às pessoas. No entanto, a prática não é colocada em ação, já que milhares de indivíduos colocam em risco a saúde em razão da inacessibilidade financeira, a qual dificulta o custeio de produtos saudáveis, - que além dos altos preços, são de baixa qualidade- que o mercado dispõe. Por isso, é vital reverter essa problemática.
É evidente, portanto, que é preciso solucionar os desafios apara a garanta de uma alimentação saudável. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as ONGs, promover palestras e debates em escolas e comunidades, por meio da abordagem desse tema, destacando as doenças provenientes do mau hábito alimentar, a fim de incentivar as pessoas a terem um pratos mais colorido e proveitoso. Em cosonância, compete ao Governo, juntamente ao Ministério da Educação, abrir mais estabelecimentos de saúde, de qualidade, e realizar uma fiscalização sanitária, por intermédio da Agência Nacional da Vigilância Sanitária(ANVISA), para que prevaleça os alimentos de qualidade no mercado. Dessa forma, a sociedade tornar-se-à fiel ao ideal iluminista.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!