O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: "O papel do esporte como integrador social e relevante para a vida"


O esporte é uma ferramenta de inclusão social, já que através dela é possível promover o desenvolvimento psicossocial e a construção de uma cidadania plena. Além disso, esse instrumento é relevante para a vida, pois promove benefícios para a saúde física e emocional. Dessa forma, assim como a Constituição Federal garante que é direito de todos os cidadãos o acesso a educação, a saúde e a segurança, ela também assegura que é direito de todos os indivíduos participarem de alguma atividade desportiva.
Em primeiro lugar, é imprescindível analisar o enorme potencial que o esporte pode proporcionar na vida de um indivíduo. Dessa maneira, ele, juntamente com a escola e a família, é fundamental na transmissão de valores e normas de conduta que devem reger a comunidade. Desse modo, a prática esportiva desenvolve habilidades éticas, pois trabalha com a disciplina, com a coragem, com a dedicação, com o espírito de solidariedade, com a socialização e, principalmente, com o respeito às diferenças.
Ademais, o exercício físico é um aliado na luta contra a depressão, pois a prática libera hormônios que promovem a sensação de prazer e bem-estar corporal, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Assim sendo, o desporto estimula a interação entre pessoas e, com isso, evita um padrão de isolamento que afeta a sociedade contemporânea e que contribui para o aumento dessa doença. Logo, através de uma atividade física é possível buscar caminhos para superar as dificuldades.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de promover e estimular o hábito da prática desportiva entre os sujeitos. Parafraseando Martin Luther King, toda hora é hora de fazer o que é certo. Partindo dessa verdade, são necessárias ações concretas que promovam o estimulo ao hábito da movimentação corporal. Para isso, o poder público, em parceria com a iniciativa privada, pode investir na construção de praças, clubes poliesportivos,quadras e academias ao ar livre. Além disso, investir na contratação de profissionais habilitados para exercer a profissão. A mídia, então, pode veicular campanhas na Tv e na rádio que aborde a importância do esporte na construção de uma sociedade mais harmônica e mais cidadã.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!