O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Doação além do significado atribuído pelo dicionário, traduz um tipo de mudança no mundo, pois transforma para melhor a vida de várias famílias. No contexto social vigente, o Brasil ocupa o 25° lugar entre os países doadores de órgãos e possui um dos maiores sistemas públicos de doação do mundo, porém muitos são os desafios encontrados nos transplantes, pois é notório a resistência dos familiares vinculada à ausência de estrutura nos hospitais.
É relevante abordar, primeiramente, que no ano de 2017 a doação de órgãos obteve um aumento de 15,7%, estatística positiva em um país no qual existem empecilhos nessa vertente. Nesse sentido observa-se que mesmo com os aumentos ainda existem vários obstáculos, a resistência familiar é um deles, que de acordo com o G1 em 2014 ficou em 40%. Entre os fatores que mais influenciam estão a desconfiança da família na equipe médica e no sistema público, aliada a falta de esclarecimento acerca da morte encefálica, principal motivo da doação, dificultando assim a doação.
Paralelo a isso, a falta de estruturas nos hospitais contribui para a lentidão no sistema de doação, pois mesmo que disponha de mais de mil equipes especializadas em transplantes, estas estão concentradas nas regiões do Sul e Sudeste . Além disso, também apresenta a carência de profissionais especializados que abordem de maneira eficiente e efetiva os familiares, como psicólogos e orientadores, para facilitar a comunicação médico-família.
Evidencia-se, portanto, que mesmo com a posição ocupada pelo Brasil, alguns contratempos ainda se fazem presentes. Devido a isso cabe as ONG's e ao Ministério da Saúde a execução de campanhas educativas que mostrem como funciona e qual a importância da doação de órgãos, e ao Ministério da Educação a implementação na grade curricular das escolas o debate sobre o assunto, para uma melhor educação e entendimento do cidadão desde as séries iniciais, para que com isso o número de transplantes possa aumentar e de pessoas nas filas de espera, diminuir. Pois de acordo com Regina Cury, "A doação de órgãos além de salvar vidas é um ato de amor a própria vida.".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!