O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: "Suicídio entre os jovens brasileiros: como resolver esse problema?"
No livro "O Suicídio" escrito no século XIX pelo sociólogo frânces Emili Durkhei, "o pai da sociologia" mostra que o suicídio apesar de parecer ser um fato indivídual, é um fato social. Ou seja, o aumento arlamente do ato suicída pelos jovens no Brasil, é um fator que envolve toda à sociedade, visto que a depressão e o bullying, os principais motivos do sucicídio, estão inseridos em todo corpo social. Diante disso, faz-se necessário medidas para resolver esse impasse.
No que se refere à problemática em questão, pode-se tomar como primeiro ponto a ser ressaltado a depressão, considerada " a doença do século" pelo psiquiátra brasileiro, Augusto Cury. Doença essa, que tem crescido de forma expressiva entre os jovens. Tal enfermidade, é motivada pela ansiedade, pressão social e a comparação execissava com as "vidas perfeitas" expostas nas redes sociais. Isso resulta em pessoas cada vez mais frustadas, as quais lamentávelmente não possuem, na maioria da vezes, condições de pagar uma consulta com um psicológo para ajudá-las.
Além disso, o aumento do bullying nas escolas também se mostra como fator relevante no que concerne ao crestente ato intencional de matar a si mesmo. Isto é, a vitíma desse mal, começa a não sentir-se mais parte da sociedade, menosprezar-se e sentir-se excluído no meio em que está inserido, por ser colocado como "diferente" acaba tirando a própria vida.É inegavél, portanto a negligência dos orgãos públicos em não disponibilizar profissonais para orientar esses indivíduos que estão sofrendo.
Dessa forma, para que esse fato social aconteça menos na sociedade brasileira, o Governo pode em parceria com o Ministério da Saúde e com o MEC, colocar psicológos e psipedagogos nas escolas, oferecendo consultas gratuítas e orientações, para que os jovens deprimidos, vítimas de bullying, ou mesmo os que estejam pensando em tirar a própria vida por outro motivo, tenham um acompanhamento adequado e de qualidade para melhorar e encontrar um motivo para voltar a viver com alegria e não suicidar. Sendo assim, agindo sobre as principais causas desse mal, ele gradativamente irá ser eliminado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!