O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Arborização urbana e sua importância para a qualidade de vida

Apesar de gerar conclusões controversas, a arborização urbana trás melhoras na qualidade de vida. Por um lado, muitos pensam que tal ação é desvantajosa pois pode gerar, por exemplo, problemas com a fiação elétrica, quedas de folhas e acidentes com as raízes e galhos. Entretanto, com um projeto de arborização eficiente e planejado, suas consequências são positivas para o meio ambiente e para a sociedade.
Primeiramente, um dos mais importantes efeitos de arborizar as ruas é a amenização do agravamento do efeito estufa. Visto que, as árvores fazem o processo chamado de sequestro de carbono, realizado na fotossíntese, em que a planta absorve CO2 (gás poluente liberado em grande quantidade por ações antrópicas, como na queima de combustíveis fósseis) e libera O2 (gás necessário para a respiração animal). Assim, a demanda de CO2, responsável pelo aumento do efeito estufa, é atenuada na atmosfera.
Além disso, as árvores ajudam a diminuir a temperatura local. Em virtude do calor necessário para a evaporação da água líquida libera na transpiração das folhas, o ambiente perde calor para a água e torna-se mais frio (processo semelhante ao do climatizador). Ademais, o produto desse processo faz, também, com que a umidade do ar aumente, gerando melhora na respiração daquela comunidade.
Portanto, fica clara a importância da arborização urbana. Para isso, todos os Governos Municipais devem investir na criação de um projeto (juntamente com ambientalistas, engenheiros e botânicos) que vise a maior plantação de árvores nas ruas e, após estudos detalhados, executar o projeto. Dessa forma, o meio ambiente e , consequentemente, a população só terão a agradecer e todos irão concordar com a necessidade de arborizar mais as ruas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!