O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

https://www.stoodi.com.br/correcao-de-redacao/temas/stoodi-educacao-alimentar-e-seus-desafios-na-sociedade-brasileira/

No link acima há o Tema. (Desculpe-me, professor(a). Mas é que não consegui transformá-lo em um arquivo PDF).



A partir do século XX, o Brasil importou diversas técnicas produtivas associadas ao setor alimentício, a fim de suprir a crescente demanda nacional por alimentos. Entretanto, ainda que a aplicação dessas técnicas tenha contribuído para diminuir a incidência da fome no país, tal imposição alterou de forma significativa os hábitos alimentares do brasileiro. Assim, o aparecimento de doenças provenientes de comidas industrializadas, repletas de sódio e glicose, tornaram-se expressivas.
A princípio, segundo dados da ONU, a população obesa brasileira cresceu cerca de 60% entre os anos da década de 2000. Esse fato revela um desconhecimento social acerca de informações nutricionais, já que é muito comum a ausência de forma explícita de tabelas sobre os valores nutritivos tanto em embalagens de alimentos quanto em cardápios de estabelecimentos comerciais. Aliado a isso, o grande investimento em propagandas com o intuito de atrair as crianças ao consumo é uma das principais medidas que contribuem para a incidência da obesidade logo no início da vida. Isso porque, a partir de figuras ilustrativas e de deturpação das consequências advindas da ingestão do alimento, os pequenos são atraídos ao consumo de alimentos com alto teor calórico.
Além disso, é de fato público e notório, no que tange à necessidade de economizar tempo, que muitos cidadãos optam por realizar uma refeição em um fast-food do que em um restaurante tradicional. Desse modo, por tornar-se frequente essa prática, é comum que haja obstrução arterial e, consequentemente, piores no quadro da saúde do povo brasileiro. Nesse mesmo aspecto, inclui-se, a substituição de alimentos por suplementos vitamínicos, a qual é cada vez mais valorizada por pessoas que tem por objetivo obter o padrão de corpo imposto pela maioria da sociedade. Logo, esses atos não só causam danos às pessoas que os praticam, mas propiciam sua propagação contínua.
Nota-se, por conseguinte, a extrema importância de implementar ações que estimulem o rompimento de hábitos alimentares que prejudiquem a vida dos brasileiros. Portanto, o Estado, dotado de diretrizes nacionais aprovadas pelos órgãos federais, como o Senado e a Câmara, deve destinar maiores verbas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, a fim de que as crianças possuam acesso à alfabetização nutricional. A sociedade, por sua vez, deve promover campanhas para que o mercado seja pressionado por elas e garanta, de forma fiel e explícita, informações sobre o que é vendido.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!