O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O Brasil é uma das maiores potências do agronegócio mundial, sua produção média anual abastece o mercado interno e garante alimentação de qualidade à diversas nações do mundo. Entretanto, o país ainda vive com o dilema da fome, que é acentuado sobremaneira pelo desperdício. Portanto, o fortalecimento de políticas públicas, bem como da postura cidadã, são alternativas para atenuar o impasse.
Convém ressaltar, a princípio, que cerca de 40 mil toneladas de alimentos vão para o lixo todos os dias no Brasil, conforme dados da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). No entanto, em dissonância à conjuntura vigente, 1,7% dos brasileiros estão em situação de vulnerabilidade frente à fome. Assim, verifica-se que tal antagonismo é mantido pela ausência de políticas públicas, uma vez que consolidar políticas que promovam a redução obrigatória do desperdício nos próximos anos é uma maneira de amenizar a problemática.
Além disso, fortalecer a ação dos cidadão por meio dos recursos educacionais e informacionais. Segundo o pensamento socrático, a segredo da mudança é concentrar toda energia na construção do novo. Logo, sob essa ótica evidencia-se que para a construção de um novo cenário em escala nacional é imprescindível a atuação da sociedade. Nesse sentido, simples hábitos como colocar menos alimento no prato ou pedir para levar o que restou na lanchonete, fariam a transformação desse ignóbil "status quo.
Dessarte, visando novas alternativas para evitar o desperdício exacerbado de alimentos no Brasil, é mister a tomada de medidas. O Poder Legislativo Federal deverá criar a uma lei que a fim de promover efetivamente a redução dos índices de perda de comida. Por intermédio desta, deverá fiscalizar a iniciativa privada e aplicar multas às empresas do ramo alimentício que não seguem parâmetros estabelecidos, a fim de essa diminuição se dê em todas as etapas da produção. Ademais, o MEC deverá cartilhas em escolas, com atividades interativas e ministração de palestra para sensibilizar pais e estudantes quanto ao tema.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!