O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

É indiscutível a praticidade alcançada pelo ser humano após a chegada da internet. Tarefas simples, mas antes demoradas, como operações bancárias, foram bruscamente agilizadas através desse recurso. Devido a infinidade de serviços disponibilizados virtualmente, nota-se a crescente necessidade desse mecanismo para a vida cotidiana. Outrossim, é importante frisar a dificuldade de acesso para a população de baixa renda, um mero reflexo da desigualdade social existente no país.
Inicialmente, observa-se através de uma simples análise da vida e rotina do homem contemporâneo, a indispensabilidade da internet e dos artifícios trago pelo meio da mesma para vivência social e pessoal dos indivíduos. Decorrente disso, as pessoas que não possuem o acesso a esse grande mundo virtual, por vezes se sentem excluídas ou atrasadas socialmente, por não partilharem dos mesmos pensamentos e opiniões dos cidadãos condicionados a tal acesso. Tornando-se, assim, um problema de grande proporção e nível nacional carente de possíveis soluções.
Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil dispõe de um índice mediano de inclusão digital. O IBGE revela que apenas 54,4% da população faz parte do meio ativo dessa nova, mas não tão recente rede. A desigualdade social sofrida pelo país desde a época da colonização, é um forte contribuinte para a exclusão de 45,6% do povo brasileiro. Pois, sem o recurso financeiro necessário para a aquisição e manutenção mensal da renovação de planos para a internet, esse mecanismo fica restrito para os indivíduos de baixa renda, retardando-lhes socialmente em relação aos demais.
Logo, levando em conta o que foi exposto e observado, resta ao governo a adoção de medidas. O poder Legislativo pode, com sua autonomia, criar leis para que seja direito de todos o acesso à internet. A execução dessa lei pode sugerir a criação de uma "bolsa" para esse fim. Detalha-se essa proposta como uma ajuda financeira para a aquisição e manutenção dos equipamentos necessários para a inclusão digital dos menos favorecidos. Assim, espera-se, a longo prazo, aumentar significativamente o percentual da população participante desse meio ativo e consequentemente a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Afinal, como dizia o escritor Oscar Wilde, "o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!