O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O consumo exagerado e a irresponsabilidade no século 21, quando pensado, principalmente, priorizando a produção de lixo no Brasil, gera impactos negativos a sociedade brasileira, por não ser manejado de maneira adequada. Por essa razão, é necessário colocar em debate, a gestão do lixo na sociedade brasileira.
Certamente, um dos fatores que contribui para a produção demasiado de lixo é a ideologia dominante Capitalista, na qual tem como base econômica de sustentação o consumo excessivo de produtos. Nesse sentido, as pessoas passam a consumir irracionalmente. Prova disso é que, entre 2003 a 2013 o Governo Federal constatou que a produção de lixo no Brasil aumentou duas vezes mais que a própria população.
Além disso, o mal manejo dos resíduos e descarte em locais inapropriados, como campos à céu aberto, rios e lagos. Por conseguinte, gerando a proliferação de doenças à população, por exemplo, a leptospirose e verminoses, já que esses locais atraem animais, como ratos e mosquitos. Nesse viés, tal situação pode ser evidenciada pela pesquisa do Ministério da Saúde, na qual mostra, que muitas crianças morrem em virtude de doenças advindas desses locais de descarte.
Fica claro, portanto, que para tenha uma gestão perfeita do lixo, é necessário que o Governo Federal faça uma conscientização da população brasileira, por meio da educação, que pode ser feito através de campanhas e palestras educativas nas escolas mostrando a perversidade da mal gestão dos resíduos, que deve ser realizado por agentes capacitados, como professores, agentes de saúde e ambientalistas, com o intuito de educar as pessoas a terem consumo racional e responsabilidade com o manejo e descarte do lixo produzido. Dessa maneira, diminuirá extremamente os impactos negativos da má gestão do lixo na sociedade brasileira.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!