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Durante a história a música sempre se manteve presente. Alterando-se entre gêneros e estilos em cada época, adaptando-se aos costumes e tradições de cada momento vivido. Entretanto, apesar dos avanços da sociedade vigente, a a relevância da música no ensino de base, não vem recebendo a atenção necessária. Visto que apesar de leis que garante o ensino, ela continua sendo subjulgada pelos centros de estudos. Ademais não é observado o fator transformador que ela possui na sociedade e no indivíduo.
Ou seja, apesar da lei sancionada em 2008, pelo ex presidente Lula em que determina a obrigatoriedade da música no ensino de base, a mesma não é vista na prática. Desse modo, como o incremento dessa arte fica ao critério dos centros educacionais, ela é esquecida em detrimento a outras disciplinas que são consideradas mais importantes para o desenvolvimento do aluno.
Indubitavelmente não é explorado o poder de transformação que a música possui, da mesma forma que o esporte, porém, esse ultimo apesar de pouco ainda é mais valorizado que o ensino musical no Brasil. Outrossim, é notório o poder mobilizador e influenciador que essa arte tem. É capaz de transformar estilos de vida, visões de mundo, além de promover empatia e engajamento nas pessoas.
Conforme Friedrich Nietzsche a vida sem musica seria um erro. Em resumo, a academia Brasileira não está abordando a alta relevância que a música tem no ensino de base. Pois ela é um agente de mudanças individuais e sociais, assim sendo, as escolas podem inserir um estudo mais aprofundado na música. Visto que o governo federal determina por lei o ensino dessa disciplina. Assim, nas aulas de literatura pode ser realizado a analise e interpretação de músicas, do mesmo modo que nas aulas de educação física pode utilizar a relação da música como esporte, além de ser estudada nas aulas de artes.
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