O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O respeito e a valorização aos povos tradicionais brasileiros, quando pensado, principalmente, priorizando os indígenas ainda é pouco realizado na sociedade brasileira, gerando impacto negativos a comunidade indígena. Por essa razão, é necessário colocar em debate, a importância do respeito e valorização aos povos indígenas brasileiros no século 21.
Certamente, o problema da falta de respeito e valorização dos povos indígenas brasileiros é causado pela ausência de educação que proporcione a conscientização sobre a importância do sentimento de pertencimento a uma só sociedade. Contudo, a população brasileira não tem esse sentimento com os povos indígenas, que de acordo com a pesquisa do Ministério da Educação, os estudos sobre história e cultura dos povos tracionais é pouco explorado na educação brasileira. Logo, garantido a perpetuação desse problema.
Por conseguinte, essa ausência de valorização e respeito pela população indígena, gera impactos extremamente negativos aos índios, por exemplo, o crescente número de conflitos entre indígenas e produtores rurais. Assim como apresenta o " Caderno Temático: Populações Indígenas ", o IBGE fez um mapeamento mostrando o aumento da mortalidade dos índios nas regiões Norte e Centro-Oeste, na qual se localizam a expansão do agronegócio.
Fica claro, portanto, que para a valorização e o respeito com os povos indígenas aconteça, é necessário que o Governo Federal faça uma conscientização da sociedade, que deve ser feita através da educação, colocando como obrigatório, por meios jurídicos, o ensinamento em todas as escolas brasileiras sobre a história e a importância da cultura do povos indígenas, na qual pode ser realizado a intermédio de agentes capacitados, como professores indígenas, com a finalidade de colocar na sociedade o sentimento de pertencimento dos povos indígenas como cidadãos brasileiros de direitos. Dessa maneira, ocorrerá plenamente o respeito e a valorização a esses povos no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!