O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Maldade virtual
É notório que notícias falsas são extremamente virais, na contemporaneidade, sendo o meio de propagar mentiras. Visto que esses males são prejudiciais, pois sem medidas preventivas, no decorrer do tempo, a mentira se tornará frequente. Entre tantos fatores relevantes, destacam-se a vasta circulação nos meios comunicativos e as consequências no âmbito social.
Sabe-se que na Grécia Antiga, os chamados sofistas, não se preocupavam em propagar a verdade desde que os fatos mentirosos persuadissem os ouvintes. Em face disso, esse fato se faz presente na atualidade. Ademais, as redes sociais são usadas para isso e marcam pela primeira vez na história em que as coisas são contadas pela população e não pelos grandes veículos. Vale salientar que nelas, diariamente, são publicadas milhares de informações enganosas na qual atinge muitas pessoas. Por conseguinte, as "fakes news" nos últimos anos, se tornaram alarmantes, as colocando no centro de debate público.
Além disso, o efeito dessas postagens gera graves consequências para a sociedade, como no desenvolvimento de um pensamento errôneo. Do mesmo modo, como o Plano Cohen, feito pelo Governo Vargas que foi um documento falso disseminado na época, essa notícia serviu de pretexto para que Vargas pudesse instaurar o Estado Novo, em 1937. Indubitavelmente, muitos indivíduos, sejam eles famosos ou empresários, são auxiliados e beneficiados para conseguirem o que querem. No entanto, outros são prejudicados e a propagação da inverdade é constante.
Fica evidente, portanto, a necessidade de uma tomada de medidas que realizem a mudança desse percurso. Então, cabe ao Governo Federal, desenvolver leis que punam, gravemente, os autores das emissões desses malefícios, por meio de multas e a criação de entidades para checagem dos fatos na "internet", como, também, escolas públicas devem discutir a problemática nas reuniões de pais e mestres, em conjunto dos alunos, a fim de que se possa reduzir, conscientizar e evitar esse perigo antiético. Dessa forma, a sociedade poderá se tornar mais ética, confiável e verdadeira.

TEMA: Os efeitos das fake news na sociedade brasileira contemporânea
OBS: mandei como tema livre, pois não consegui encontrar esse tema
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!