O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Empecilhos na doação de sangue no Brasil.

Segundo o escritor Franz Kafka, "a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela igualdade humana". A frase permite reflexão acerca da importância de se ajudar ao próximo e os resultados benéficos trazidos por isso. Entretanto, o número de doadores de sangue no Brasil não suprem a demanda estabelecida. Nesse contexto, é preciso refletir sobre dois aspectos que se fazem relevantes, quais sejam: a falta de doação de sangue no país e a necessidade de obter conhecimento sobre essa problemática

Diante do exposto, é válido analisar que os baixos índices nos bancos de sangue, vem acarretando morte de pessoas que necessitam desse precioso líquido proveniente do corpo humano. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS apenas 1,6% da população é doadora,sendo 3% a meta de alcance. Além disso, há leis que impedem a doação de ser feita por homossexuais, ocasionando a queda de benfeitores, além de contribuir com a discriminação. Desse modo, é necessário a contribuição populacional para que o número de vidas salvas seja aumentado.

Outro aspecto a ser abordado é a ausência de informações sobre como esse processo pode ser efetivado e a importância desse recurso para a nação, como é apresentado em diversos filmes,como, por exemplo, em "Crepúsculo", a qual o sangue é a fonte de vida dos personagens fictícios. Assim, é evidente que os indivíduos devem se conscientizar sobre a relevância desse mesmo.

Levando em consideração as reflexões supracitadas, medidas são necessárias para que os ideais de saúde e bem-estar defendidos pela Organização das Nações Unidas- ONU sejam efetivadas. Dessa forma, é essencial que a OMS, por meio de parcerias com os meios de comunicação e educação, realize propagandas, palestras e apresentações artísticas em instituições públicas de forma rápida e eficiente, uma vez que ações culturais coletivas tem imenso poder transformador, para que assim se forme uma sociedade mais justa e apoiadora de causas sociais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!