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Tema: "Como estão se construindo as relações familiares no século XXI?"

O futebol - paixão nacional - na conquista do pentacampeonato mundial de seleções, consagrou aquele grupo de atletas com a expressão "família Felipão". Na contemporaneidade, não obstante o contínuo processo evolutivo, o déficit do sistema educacional brasileiro e a forte influência de preconceitos arraigados na sociedade impõem obstáculos à construção de relações familiares que atendam os anseios do homem do século XXI.
Segundo as ideias de Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Sendo assim, o corpo social, sob o apelo do modelo econômico, das evoluções tecnológicas, das descobertas da medicina e dos avanços dos direito e das garantias individuais, redefine comportamentos e quebra paradigmas. Em outra face dessa realidade, grupos conservadores organizam-se em resistência à atualização das normas legais que almejam contemplar as modernas estruturas das famílias. Nessa perspectiva, a bancada evangélica e seus seguidores, baseados em princípios religiosos de relações humanas de mais de 2000 anos atrás, obstaculiza o andamento do projeto que regulamenta as uniões homoafetivas.
Ademais, Immanuel Kant nos diz, "o homem é aquilo que a educação faz dele". Desse modo, o atual modelo educacional, ao não contemplar a formação integral do educando, fato agravado com a implementação do novo ensino médio, o qual privilegia disciplinas específicas (português e matemática), limita o debate de temas polêmicos. Por essa razão, produz a alienação e a massificação do pensamento, potencializando a exclusão e o preconceito, gerando, consequentemente, o aumento das situações de risco social.
Portanto, a fim de conciliar os interesses dos grupos progressistas e conservadores, no que tange à constituição e regulamentação das relações familiares do século XXI, é necessário que as associações comerciais, industriais, sindicatos, ONGs e escolas promovam seminários, conferências e projetos que abordem essa temática. Tais ações objetivam formar cidadãos com pleno desenvolvimento cognitivo, biopsicossocial, críticos, atuantes e capazes de propor as mudanças comportamentais, legais e sociais, as quais desencadearão a construção de uma sociedade mais harmoniosa, equânime, justa e que respeite a individualidade e a liberdade de expressão.
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