O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Valorização do professor no Brasil

Alexandre Magno conquistou um dos maiores impérios já vistos na história da humanidade, destarte, foi aluno de um dos pais da ciência e filosofia, Aristóteles. Nesse sentido, é evidente o papel do professor na sociedade. Entretanto, no Brasil o professor se encontra altamente desvalorizado, com baixos salários e pouca visibilidade social, o que é um grave problema para a educação e formação da população. Sendo necessárias intervenções para resolver a questão.
Nesse contexto, segundo uma pesquisa da fundação educacional Varkey Gems, o professor brasileiro se encontra em penúltimo lugar no ranking que se refere a sua valorização, no qual o salário, a carga horária, e o respeito em sala de aula, são um dos fatores que pontuam nesse ranking. Ou seja, apesar de considerado um dos pilares da sociedade, atualmente não tem seu devido valor. Além disso, isso pode resultar diretamente no desenvolvimento econômico do pais, uma vez que a educação é responsável por impulsionar diversos setores que agregam valor em uma nação.
Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução da problemática. A baixa remuneração é um dos principais agravantes da questão, haja vista que, consequentemente, obriga o professor a aumentar sua carga horária, sobrecarregando-o de trabalho, diminuindo assim, tanto a qualidade de suas aulas, quanto sua satisfação. Outrossim, a falta de conscientização da população acentua cada vez mais o problema, uma vez que, na família e até mesmo na escola, não é muito discutido a importância do educador, gerando assim desrespeito dos alunos no âmbito escolar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao MEC e aos representantes governamentais um maior investimento na salário do professor, diminuindo assim, sua carga horária. Ademais, também cabe ao MEC em conjunto com a mídia socialmente engajada, a criação e divulgação de campanhas midiáticas governamentais, por meio de televisão e internet, a fim de incitar a discussão no âmbito escolar e familiar, sobre a importância do educador. Para que assim o professor gradualmente seja mais valorizado, o desrespeito em sala de aula finde e o país se desenvolva economicamente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!