O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Conforme a primeira lei de Newton, lei da Inércia, um corpo tende a permanecer em movimento até que uma força externa atue sobre ele, alterando o seu curso. Analogamente à isso, o indigenismo no Brasil tem caminhado a passos largos rumo à desvalorização. Isso ocorre, principalmente, por causa da concepção de soberania do homem branco que persiste na sociedade contemporânea e que consequentemente coloca segundo plano não só os direitos mas também a identidade do povo indígena brasileiro. Portanto, fica clara à necessidade de medidas que resolvam o impasse.
Em primeiro lugar, a mídia difunde a ideia de inferioridade do povo indígena. De modo que, ao exibir personagens índios estereotipados como leigos, ironizando os interesses do Povo nativo por coisas supérfluas trazidas por portugueses, dissemina-se a idealização de superioridade do homem branco, semeada em 1500. Como prova disso, o vídeo cômico "Colonizado ",do canal Porta dos Fundos, trata com escárnio o primeiro contato entre colonizador e o povo nativo, ao simular uma troca do Brasil por um chapéu. De acordo com Theodor Adorno, a mídia pode influenciar significativamente na opinião dos espectadores. Dessa maneira esses personagens difundem a subalternidade dos pele vermelha e também o direitos destes.
Outrossim, a perda do direito à terra tem evoluído à indigência dos nativos. Pois, eles acreditam que suas características morais e sociais são oriundas do território onde nasceram, logo, se deixam de estar em contato com o local, somente a morte poderia unir os seus espíritos com o lar. Haja vista, o ocorrido na tribo Guarani kaiowá, em que centenas de índios cometeram suicídio após serem retirados de suas terras, devido ao avanço da Fronteira agropecuária. Por conseguinte, o direito à terra está diretamente ligado à identidade moral e cultural dos índios.
Destarte, é indubitável a carência da tomada de decisões que atenuem o problema. Conforme a Constituição de 1988, a qual confere direito à propriedade territorial aos indígenas, seria benéfico que o Ministério da Fazenda direcionasse verbas para que a mídia em conjunto com a Fundação Nacional do Índio (Funai) possam reavaliar e reestruturar os personagens que desvalorizam a figura indígena, bem como seus direitos e crenças. Outra forma de mitigar a situação seria que o Governo demarcarsse as terras pertencentes às tribos nativas, para que latifundiários não avancem a fim de possuir essas.
Dessa forma, poder-se-á alterar o curso das tribos indígenas, outrora destinadas à desvalorização e indigência para a valorização e conservação tanto da identidade quanto da cultura nativa brasileira.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!