O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

De acordo com a teoria do sociólogo Durkheim, a sociedade funciona de forma análoga a um "organismo biológico", sendo necessária a coesão social para o bom funcionamento. Contudo, no Brasil, o fato das medidas governamentais de combate às drogas não terem sucesso em reduzir o alto número de dependentes químicos representa uma patologia que gera malefícios a esse "corpo". Isso se deve, sobretudo, à falta de políticas públicas eficazes de prevenção ao uso de drogas e às atitudes imprudentes da população.
Em uma primeira análise é pertinente enfatizar que drogas são substâncias químicas que afetam o sistema nervoso e são capazes de alterar o comportamento humano, causar graves distúrbios psicológicos e tomar os usuários extremamente dependentes. Dessa forma, por tratar-se de um problema de saúde pública mundial, os países que mais tiveram resultados positivos em amenizar a questão, como Holanda e Portugal, investiram em campanhas de prevenção e ajuda aos usuários dependentes. Todavia, a realidade brasileira vai contra esse projeto e o fracasso das medidas de combate às drogas é evidente, visto que o uso da repreensão policial aos usuários não resolveu o impasse, mas aumentou a violência urbana.
Outro aspecto ser abordado é o modo de vida atual é equivalente ao proposto pelo Carpe Diem, que prega uma rotina de emoções intensas e sem preocupação com as consequências dos atos. De fato, esse ideal tende a ser aderido, principalmente, por jovens que buscam nos efeitos de substancias químicas a evasão da realidade e da pressão social. Em consonância com esse fator, há o tratamento de tabu dado ao assunto que é muito negligenciado nos debates familiares e em conteúdos voltados para o público jovem.
Fica claro, portanto, que o a ineficiência do Estado em amenizar a questão dos dependentes químicos vai contra os direitos constitucional de 1988 que asseguram a saúde e o bem-estar social. Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde, em conjunto com prefeituras de cidades que tenham alta taxa de usuários, desenvolver projetos que visem ajudar no tratamento ao vício e ressocializar esses cidadãos marginalizados pela sociedade. Paralelamente a essa medida, compete ao Governo Federal, por meio de parceria com empresas do ramo tecnológico, como Google e Facebook, realizar campanhas de prevenção ao uso de drogas nos meios de comunicação mais consumidos por jovens, com linguajar adequado a faixa etária e debatidas por grandes influenciadores digitais. Tais medias visam garantir uma nova chance de vida com dignidade para os dependentes, focar na prevenção ao público mais vulnerável e diminuir os danos sociais causados pela problemática.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!